- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de… Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? - Não, Sócrates! Absolutamente, não! - Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante,resolve alguma coisa.Ajuda a alguém?? Melhora alguma coisa? - Não, Sócrates… Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates, sorrindo, concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:
•Pessoas sábias falam sobre idéias; •Pessoas comuns falam sobre coisas; •Pessoas medíocres falam sobre pessoas.
Sou Atriz, Autora da Peça Filhas da Violência, Roteirista do curta Vizinho do Lado.
Pratico yoga, Pilates. Através do auto-conhecimento tento me tornar um ser melhor. Leio muito me interesso por sentimentos e comportamentos. Por ser artista leio muito nas entrelinhas. Força do hábito!
Amo os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, por isso sou uma grande apreciadora da obra de Shakespeare, cheias de detalhes, entrelinhas, sentimentos. Ele retrata de forma absoluta e fiel os anseios de uma humanidade inquieta.
E isso me estimula e me fascina. Sou amante também da Fotografia e da Literatura.
Espero passar para meus visitantes algo de bom através dos meus riscos e rabiscos, adoro escrever nem que seja uma linha um texto ou um pensamento que só eu entenda, arrisco sempre.
Não sou uma profissional na escrita, sou amador gosto disso, porque consigo manter minha liberdade.
Grata pela visita!